Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ministério Público reúne todos os Conselhos Tutelares de Maceió para discutir lei municipal que trata das políticas públicas de atendimento às crianças e adolescentes

    O Coordenador do Núcleo de defesa da Infância e Juventude, promotor de justiça Ubirajara Ramos, titular da 44ª Promotoria de Justiça da Capital, coordenou uma reunião de trabalho com todos os Conselhos Tutelares de Maceió e os membros do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente para discutir alguns aspectos da Lei Municipal nº 6.378, de 6 de abril de 2015, que dispõe sobre a política municipal de atendimento a este público.

    Segundo o promotor, a discussão concentrou-se no artigo 74, que trata das vedações aos membros do Conselho Tutelar no município de Maceió, como a proibição de exercer quaisquer atividades que sejam incompatíveis com o exercício da função e com o horário de trabalho. “São 22 incisos que disciplinam o comportamento do conselheiro, tanto no exercício de suas atribuições como na sua vida privada e na sociedade. A lei prevê vedações que vão da prática de infração às normas do Estatuto da Criança e do Adolescente, que é a da Lei nº 8.069/90, até ausentar-se da sede do Conselho Tutelar durante o expediente, salvo quando em diligências ou por necessidade do serviço. A reunião serviu para esclarecer quais oque determina a legislação, para que não haja equívoco durante o exercício do mandato de conselheiro”, afirmou Ubirajara Ramos

    O artigo ainda determina que os conselheiros não podem deixar injustificadamente de exercer as funções em horário de plantão ou faltar a três reuniões consecutivas, ou ainda cinco alternadas durante um ano de mandato sem justificativa aprovada pelo Colegiado. Também é vedado deixar de comunicar ao Conselheiro Tutelar de plantão qualquer notícia de situação de risco que venha a ter conhecimento de forma direta ou indireta.

    Ainda de acordo com a lei, o conselheiro tutelar não pode ter sido condenado por infração administrativa, crime ou contravenção penal, com decisão transitada em julgado, nem apoderar-se indevidamente de qualquer bem ou recurso do Conselho Tutelar ou praticar qualquer ato de improbidade. Também é proibido utilizar o veículo, a sede do órgão e equipamentos para fins diversos, que não sejam objetos do trabalho, ou desligar telefone celular institucional no exercício da função.

    “A reunião, que contou com a presença de 34 conselheiros tutelares, dos 50 titulares, e três conselheiros de direitos, foi convocada pelo Ministério Público em decorrência das constantes reclamações de órgãos públicos e dos próprios conselheiros tutelares que não conseguem falar com os vários conselheiros pelo telefone celular, principalmente à noite, nos finais de semana e feriados, com os conselheiros de plantão”, esclareceu Ubirajara Ramos.

    • Publicações1657
    • Seguidores8
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações21
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministerio-publico-reune-todos-os-conselhos-tutelares-de-maceio-para-discutir-lei-municipal-que-trata-das-politicas-publicas-de-atendimento-as-criancas-e-adolescentes/660429044

    Informações relacionadas

    Mayara Tiberio, Estudante de Direito
    Artigoshá 9 anos

    Código de Menores e o Estatuto da Criança e do Adolescente

    Pragmatismo Político
    Notíciashá 10 anos

    Como reagir a uma abordagem policial?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)